top of page
Post Programação 01 - Sessão 03.png

São muitas as formas de se filmar as histórias que encruzam ruas, bairros, casas e famílias. São muitas também as formas de se percorrer as cidades, de traçar as linhas de seus mapas. Na terceira sessão de curtas do Cine dos Campos, essas linhas são passagens, caminhos, raízes, às vezes rachaduras. São rastros deixados por personagens em trânsito, que fazem do deslocamento uma forma de encontro consigo. 
Tracejando afetos, memórias e espantos a partir do movimento dos corpos, a sessão confecciona uma cartografia das vidas nas periferias e regiões metropolitanas de grandes centros urbanos do país. “Linhas de força”, aqui, são sobretudo riscos que se aceita correr, como fios que ora enlaçam o passado e as ancestralidades, ora impulsionam ao futuro, fisgando o que há de novo no porvir. 
(Camila Macedo)

Linhas

(dir: Luis Gomes, 2022, 17’ | Mesquita / RJ)

Sinopse: Sandro é um escritor que volta à casa de sua falecida avó na Chatuba de Mesquita, lugar onde passou sua infância, para anunciar a venda da casa. Pepeu, mototaxista, guarda na mochila algo que ele hesita em vender. Sandro cruza a cidade pelo trem até a estação Mesquita, lá coincidentemente faz uma corrida de mototaxi com Pepeu, seu amigo de infância no bairro Chatuba. No quintal relembram da juventude através de fotos e brinquedos que estavam guardados na casa. Esse encontro inspira Sandro a escrever e faz Pepeu repensar a venda de seu sonho: sua câmera fotográfica.

Linhas_03.png

Pedro faz chover

(dir: Felipe César de Almeida, 2022, 25’ |
Recife / PE)

Sinopse: Depois de pegar o ônibus errado, o reprimido Pedro se perde pela cidade e tem seu celular roubado. O rumo do seu dia muda quando ele conhece outro rapaz. Noite adentro, Pedro experimenta novas sensações e descobre mais sobre si mesmo.

Pedro Faz Chover_01.png

Tá Fazendo Sabão

(dir: Ianca Oliveira, 2022, 5’ | Santo Amaro / BA)

Sinopse: Tá Fazendo Sabão é um filme ensaístico que retrata a construção da identidade e sexualidade da criança preta sapatão. Narrado e documentado em primeira pessoa, o curta apresenta em sua trama os vínculos afetivos que unem a garotinha moleque macho às mulheres negras de sua família em uma performance atemporal e surrealista.

Tá Fazendo Sabão 03.jpg

Lina

(dir: Melise Fremiot, 2022, 25’ |
Nova Iguaçu / RJ)

Sinopse: Entre conflitos de mãe e filha, cumplicidade de avó, e autorreflexões, Lina encontra um caderno de poesia que lhe desperta para seu primeiro amor e, passa os dias seguintes pensando na melhor forma de encontrar o poeta misterioso, por quem se apaixona.

Lina_01.jpg
bottom of page