top of page
Post Programação 03 - Sessão 01.png

Voltamos à sala. Sentamos e olhamos pela janela do cinema mais uma vez. Há, contudo, algo de estranho. A janela já não é a mesma (ou nunca foi?). Há rasgos, buracos, lacunas que não nos permitem ver claramente. Que imagens são essas que vemos? Que sons são esses que ouvimos? Que narrativas têm ocupado a tela (e a janela) do cinema?

É preciso investigar. Reencontrar o cinema, confrontando-o. A primeira sessão do Cine dos Campos apresenta filmes que rasgam a janela, atravessam a persiana e olham para fora (e para dentro). Filmes que analisam e investigam o mecanismo de criação das imagens para inventar novos sentidos. Da reunião familiar, à comparação entre imagens do passado e do presente, entre a busca mais material pelos detalhes da imagem que pouco revela, à busca pelo apagamento da imagem que muito o faz, chegando finalmente ao questionamento direto da versão, a sessão traça linhas que nos lançam para fora dentro do cinema. Entramos pela janela para o início da jornada. Que enigma guardam essas imagens? (Gabriel Borges)

As Velas do Monte Castelo

(dir: Lanna Carvalho, 2022, 16’ | Fortaleza / CE)

Sinopse: Família, luz, escuro, calor, castelo e velas.

As Velas do Monte Castelo 03.jpeg

Falta Pouco

(dir: Wellington Sari, 2022, 23’ | Curitiba / PR)

Sinopse: Monique tenta fazer um podcast sobre duas jovens que sumiram no Panamá, em 2014. Wellington busca por imagens gravadas durante um Ano Novo recente. Mas falta alguma coisa.

Falta Pouco_03.png

Inimigo

(dir: Alisson Severino, 2021, 18’ | Fortaleza / CE)

Sinopse: Yan Soares Silva. A rua sonhava que ele passava por ela. E ele acabou tropeçando no sonho da rua.

Inimigo_1.jpg

Feliz Aniversário, Rodrigo

(dir: Rodrigo Sousa & Sousa, 2022, 4’ | Rio de Janeiro / RJ)

Sinopse: Já era mais que 26 frames de abril Um postal entregue em mãos Uma viagem E uma ligação no fim de tarde  Video-Carta para um inusitado presente que ganhei de Pedrinho, agora ex-aluno.

feliz. aniversario Rodrigo_1.jpg

O Fim da Imagem

(dir: Gil Baroni, 2022, 15’ | Curitiba / PR)

Sinopse: A imagem entrou em crise existencial e está a assombrar a humanidade.

01_04_FIM_DA_IMAGEM_11.jpg
bottom of page