FILMES PREMIADOS
No dia 11 de dezembro, chegou ao fim o 1° Festival de Cinema de Ponta Grossa.
O último dia ainda foi intenso. O júri do festival composto por Kleber Bordinhão, Cássio Kelm e Merylin Ricieli dos Santos premiou filmes em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Atuação, Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Montagem.
Cada um deles recebeu a premiação do troféu oficial do festival e os representantes presentes puderam receber o prêmio. Além disso, o festival homenageou o fotógrafo João Urban e o filme Marte Um como respectivamente Artista Homenageado e Filme Homenageado.
Melhor Direção de Fotografia
Cidade Entre Rios
(dir: Leonardo Mendes e Weslley Oliveira, 2021, 20’ | Teresina / PI e Timon / MA)
Justificativa do Júri: Justifica-se tal escolha pois, apesar de um contexto pessimista, o filme se destaca pela beleza das imagens e relevância do tema proposto.
Melhor Montagem
Magnético
(dir: Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, 2021, 25’ | Chapecó / SC)
Justificativa do Júri: Magnético foi premiado pela escolha em dar o protagonismo para as narrativas, não para o acontecimento retratado no curta. O fenômeno da visibilidade às pessoas, e o filme se preocupa em destacar a riqueza dessas falas e das experiências pessoais vivenciadas a partir do acontecido.
Melhor Atuação
Reinaldo Junior
por seu trabalho no filme Linhas
(dir: Luis Gomes, 2022, 17’ | Mesquita / RJ)
Justificativa do Júri: A escolha se deu pela naturalidade da atuação do ator, destacando-se por meio da sensibilidade e capacidade de trazer uma atuação envolvente, a qual consegue inserir os expectadores na própria trama.
Melhor Direção
O Fim da Imagem
(dir: Gil Baroni, 2022, 15’ | Curitiba / PR)
Justificativa do Júri: Justifica-se tal escolha pela precisão ao criar uma atmosfera de suspense e pelas escolhas de linguagens ao tratar de um tema tão sensível e difícil.
Melhor Filme
Lina
(dir: Melise Fremiot, 2022, 25’ | Nova Iguaçu / RJ)
Justificativa do Júri: Justifica-se tal escolha pela grandeza dos personagens, da trama e trilha sonora, bem como as atuações, o roteiro e os movimentos das dinâmicas do cotidiano. O encontro afetivo entre gerações, os diálogos e o exponencial carisma da protagonista são elementos que dão ao filme o respectivo prêmio.